Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28149
Título: A construção da personagem em Alice no país das Maravilhas, de Lewis Carrol
Autor(es): Monteiro, Rita de Cassia Fernandes
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Alice no País das Maravilhas
Personagem
Data do documento: 17-Nov-2022
Resumo: Os estudos literários abarcam um vasto campo de temáticas e obras, sejam elas clássicas ou contemporâneas. Nesse viés, ao adentrarmos a área de estudos pertencentes à Literatura Infantil e Juvenil, conhecemos algumas percepções que cercam a obra clássica Alice no País das Maravilhas, do autor inglês Lewis Carroll. Nesse espaço, identificamos algumas ressalvas acerca da personagem, da faixa etária e das temáticas presentes na obra, em razão da linguagem, do nonsense presente na história e da ideação das cenas na narrativa. Logo, ao investigarmos esse cenário pautado em construções que colocam a obra como não integrante da Literatura Infantojuvenil ou adequada para os jovens leitores, deparamo-nos com os pressupostos teóricos de Cademartori (2010), Colomer (2017) e Coelho (2000), entre outros estudiosos que apresentam uma visão divergente a esse ideal posto. Diante disso, a produção desse estudo adveio da necessidade de analisar e apontar a importância da obra e da personagemprotagonista, Alice, para a Literatura Infantojuvenil. À vista dessa perspectiva, visamos analisar a importância da obra, a caracterização e a influência da personagem Alice para os acontecimentos da narrativa e para o cenário literário infantojuvenil. Para tanto, alicerçamos nossa pesquisa nos postulados de Aguiar, (2012), Cademartori (2010), Coelho (1985, 2000, 2012) Lajolo e Zilberman (2006), Zilberman (2005), no que se refere ao percurso da Literatura Infantil e Juvenil; em razão da contextualização da Era Vitoriana e da publicação da obra, Marucci e Giroldo (2020), Morais (2004); para conceituação do nonsense e do processo ilustrativo, Nikolajeva e Scott (2011); no que tange à figura da personagem e a importância de Alice na Literatura Infantojuvenil, Colomer (2017), Gancho (2002), Rosenfeld (2014); em razão da análise simbólica dos elementos que constroem o País das Maravilhas, Chevalier e Gheerbrant (2015), entre outros autores. Assim, enfatizamos a importância da narrativa e da personagem-protagonista Alice para o campo da literatura destinada às crianças e aos jovens, em virtude da socialização do texto, do acesso ao imaginário e do debate sobre as mais diversas temáticas presentes no espaço social e literário de acordo com a faixa etária adequada para o público infantojuvenil.
Descrição: MONTEIRO, Rita de Cassia Fernandes. A construção da personagem em Alice no país das Maravilhas, de Lewis Carrol. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28149
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cássia Fernandes MonteiroPDF - Rita de Cássia Fernandes Monteiro606.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito100.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.