Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Raphaella de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-09T11:01:11Z | - |
dc.date.available | 2022-12-09T11:01:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28157 | - |
dc.description | Araújo, R. de O. A literatura infantil como recurso para a aquisição da linguagem. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a Literatura Infantil como recurso para aquisição da linguagem e fonte enriquecedora de conhecimento e informação. Promove o desenvolvimento cognitivo, social, criativo, imaginário, cultural e emocional das crianças de forma divertida e prazerosa, permitindo que ampliem sua visão de mundo e estimulem suas emoções. Traçou-se como questão de pesquisa para esse estudo: a literatura infantil possibilita às crianças o desenvolvimento na aquisição da linguagem? Pretendeu-se, como objetivo geral, investigar a Literatura Infantil como recurso aquisitivo da linguagem no processo de construção e formação das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, a) identificar como o gênero literário pode favorecer no desenvolvimento intelectual, emocional e social das crianças; b) verificar como a literatura infantil vem sendo trabalhada na formação dos pequenos leitores; e c) analisar o trabalho com a literatura infantil no cotidiano escolar em turmas de segundo ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa em educação, sendo também um estudo de campo, com aplicação de técnica de observação participante e aplicação de questionário; o campo de pesquisa foi uma escola da rede pública de ensino da cidade de Alagoa Grande/PB, para a realização de observações em turmas de segundo ano do ensino Fundamental, e aplicação de questionário as professoras. Como aporte teórico utilizou-se, Coelho (2000), Cademartori (2010), Zilberman (1994), Gregorin Filho (2009), Amarilha (1997), Saldanha (2018). Evidenciou-se, com a análise dos dados coletados, que a literatura voltada para o público infantil, proporciona ao pequeno leitor criatividade, criticidade, interpretação e domínio da linguagem, aspectos que futuramente serão exercidos na sociedade. A Literatura Infantil conduz a construção do campo oral e amplia as áreas do conhecimento da criança, favorecendo a ampliação linguística responsável pela edificação de conceitos e atitudes características da linguagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Oral | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil como recurso para a aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raphaella de Oliveira Araújo | PDF - Raphaella de Oliveira Araújo | 529.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 407.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.