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dc.contributor.authorAraújo, Raphaella de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-12-09T11:01:11Z-
dc.date.available2022-12-09T11:01:11Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28157-
dc.descriptionAraújo, R. de O. A literatura infantil como recurso para a aquisição da linguagem. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a Literatura Infantil como recurso para aquisição da linguagem e fonte enriquecedora de conhecimento e informação. Promove o desenvolvimento cognitivo, social, criativo, imaginário, cultural e emocional das crianças de forma divertida e prazerosa, permitindo que ampliem sua visão de mundo e estimulem suas emoções. Traçou-se como questão de pesquisa para esse estudo: a literatura infantil possibilita às crianças o desenvolvimento na aquisição da linguagem? Pretendeu-se, como objetivo geral, investigar a Literatura Infantil como recurso aquisitivo da linguagem no processo de construção e formação das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, a) identificar como o gênero literário pode favorecer no desenvolvimento intelectual, emocional e social das crianças; b) verificar como a literatura infantil vem sendo trabalhada na formação dos pequenos leitores; e c) analisar o trabalho com a literatura infantil no cotidiano escolar em turmas de segundo ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa em educação, sendo também um estudo de campo, com aplicação de técnica de observação participante e aplicação de questionário; o campo de pesquisa foi uma escola da rede pública de ensino da cidade de Alagoa Grande/PB, para a realização de observações em turmas de segundo ano do ensino Fundamental, e aplicação de questionário as professoras. Como aporte teórico utilizou-se, Coelho (2000), Cademartori (2010), Zilberman (1994), Gregorin Filho (2009), Amarilha (1997), Saldanha (2018). Evidenciou-se, com a análise dos dados coletados, que a literatura voltada para o público infantil, proporciona ao pequeno leitor criatividade, criticidade, interpretação e domínio da linguagem, aspectos que futuramente serão exercidos na sociedade. A Literatura Infantil conduz a construção do campo oral e amplia as áreas do conhecimento da criança, favorecendo a ampliação linguística responsável pela edificação de conceitos e atitudes características da linguagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAquisição da Linguagempt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectLinguagem Oralpt_BR
dc.titleA literatura infantil como recurso para a aquisição da linguagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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