Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28167
Título: Elaboração de um E-book educativo para a identificação das disfunções sexuais no puerpério
Autor(es): Ferreira, Priscila Stéfani Almeida
Palavras-chave: Puerpério
Disfunção sexual
Pós-parto
Saúde da mulher
Data do documento: 2-Ago-2022
Resumo: Puerpério é um momento de grandes alterações hormonais, que afetam o corpo e a mente da mulher. A queda de alguns hormônios, como o estrógeno e a testosterona, aliada a níveis de enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, podem estar associados ao desencadeamento de disfunções sexuais no pós-parto. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um material educativo digital no formato E-book, para auxiliar os profissionais de saúde a abordarem o tema, e as puérperas a identificarem possíveis disfunções sexuais, além de informar e orientar sobre a atuação da fisioterapia no tratamento dessas disfunções. Trata-se de uma pesquisa metodológica em duas etapas: levantamento bibliográfico e elaboração de um E-book. Para tanto, realizou-se as seguintes etapas: revisão de literatura do tipo integrativa, elaboração do conteúdo, definição das ilustrações, layout e design do E-book. A literatura mostrou que, além da dificuldade dos profissionais em abordar o tema e da subnotificação da queixa por parte das pacientes, existe escassez de material educativo sobre sexualidade no pós-parto. Espera-se, portanto, que o E-book produzido nesse trabalho, auxilie os profissionais de saúde no diálogo com gestantes e puérperas, através de uma linguagem acessível e prezando por um conteúdo seguro e científico, e que ofereça a muitas mulheres acesso facilitado às informações que poderão promover melhoria na qualidade de vida, autonomia e segurança.
Descrição: FERREIRA, P. S. A. Elaboração de um e-book educativo para a identificação das disfunções sexuais no puerpério. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28167
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito509.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Priscila Stéfani Almeida FerreiraTCC - Priscila Stéfani Almeida Ferreira5.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.