Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28171
Título: Mulher e relações familiares: Interlocuções entre a psicanálise o movimento feminista
Autor(es): Souza, Juliana Bezerra de
Palavras-chave: Feminismo
Psicanálise
Relações Familiares
Data do documento: 4-Ago-2022
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir e problematizar o lugar que a mulher ocupa em relação à maternidade. A reflexão foi norteada por meio de interlocuções entre as ideias do movimenta feminista e o pensamento psicanalítico, através de importantes figuras de ambos os discursos. Nesse sentido, as discussões trazem à tona discursos ambivalentes do movimento perante as ideias freudianas. Ora marcados por uma relação de desencontros, polêmicas e oposições; ora pelo reconhecimento do movimento pela psicanálise. De tal modo que tiveram nos movimentos feministas a presença de psicanalistas, as quais promoveram riquíssimas contribuições teóricas para o movimento, esse momento ficou conhecido como feminismo psicanalítico. Desse modo, o estudo aborda algumas considerações acerca do surgimento das primeiras concepções sobre as relações familiares até os dias atuais. Para a elaboração do artigo, realizou-se uma pesquisa narrativa de literatura, descritiva e com uma abordagem qualitativa. O levantamento bibliográfico foi feito através de informações presentes em livros, revistas eletrônicas, artigos científicos e dissertações. Os materiais onlines utilizados foram encontrados nas plataformas do Google Acadêmico, do SCIELO Brasil (Scientific Electronic Library Online) e da PEPSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia). Os resultados mostram o quanto às dinâmicas e as relações familiares foram drasticamente se modificando ao longo do tempo, conforme a sociedade foi se transformando. No entanto, no decorrer das discussões, percebe-se que apesar das lutas instigadas pelo movimento feminista, o processo de reivindicações relacionadas às mudanças de papéis que oprimem a mulher vem acontecendo vagarosamente. De tal forma que, a sociedade do século XXI, trata-se de uma sociedade que ainda insiste em dirigir as responsabilidades dos cuidados das novas gerações às já sobrecarregadas mulheres, de forma catastrófica. Conclui-se, portanto, a importância de refletir sobre uma atuação igualitária entre os papéis parentais na criação dos filhos, fazendo-se pertinente a atualização de estudos e de debates acerca da temática. Posto que, por detrás do discurso romantizado da mulher guerreira, mascara-se a sobrecarga feminina.
Descrição: SOUZA. Juliana Bezerra de. Mulher e relações familiares: Interlocuções entre a psicanálise e o movimento feminista. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28171
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Bezerra de SouzaTCC - Juliana Bezerra de Souza309.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito84.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.