Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28173
Título: Uso de atividades experimentais nas aulas de Física: uma ação na residência pedagógica e o olhar do professor
Autor(es): Quaresma, Weligton Camilo
Palavras-chave: Ensino de Física
Atividades experimentais
Residência Pedagógica
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: O presente trabalho traz um relato de uma vivência com uso de atividades experimentais em aulas de Física, em especial nas aulas de Práticas Experimentais de uma escola pública da cidade de Alagoa Nova, localizada na Paraíba, enquanto bolsista da Residência Pedagógica do subprojeto de Física da Universidade Estadual da Paraíba, além do olhar de um grupo de professores de Física para esta proposta de atividade. É um trabalho de natureza qualitativa e quantitativa, e as ações foram planejadas e desenvolvidas de forma que os experimentos fossem abordados em sala de aula convencional, de maneira demonstrativa e por meio de oficinas com uso de materiais de baixo custo, para isso elaboramos quatro atividades experimentais: Cabo de guerra eletrostático, Garrafa de Leiden, Construção de Pilhas, Associação de Resistores. Os resultados mostraram que a participação dos alunos nas aulas usando experimentos foi de grande importância, pois a interação deles com a prática experimental demonstrou um interesse pelos temas trabalhados em sala de aula, e os professores consideram que as ações são importantes, relevantes, principalmente pelo fato de aproximar teoria e prática. Palavras-chave: Atividades experimentais. Ensino. Física.
Descrição: QUARESMA, Weligton Camilo. Uso de atividades experimentais nas aulas de Física: uma ação na residência pedagógica e o olhar do professor. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28173
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Weligton Camilo QuaresmaTCC - Weligton Camilo Quaresma437.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito486.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.