Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Daniel Júnio Pinto de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-09T17:23:28Z | - |
dc.date.available | 2022-12-09T17:23:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-03 | - |
dc.identifier.other | CCD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28179 | - |
dc.description | SOUZA, Daniel Júnio Pinto de. A geografia escolar e o ensino remoto em escolas públicas durante o período de pandemia: uma análise dos desafios enfrentados pelos os professores na escola Simeão Leal. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A geografia estuda a organização do espaço, a partir das relações da sociedade com a natureza, aproximando o cotidiano e a realidade, incentivando os alunos a se engajarem em atividades que buscam construir o conhecimento da educação geográfica. Em meio a uma pandemia, com sua proposta de distanciamento social de fechamento de escolas como forma de evitar mais infecções e assim manter o bem-estar da comunidade escolar, é importante discutir as abordagens utilizadas como o uso de ferramentas pedagógicas a distância como plataformas onde os alunos têm a oportunidade de mostrar sua experiência, entender os lugares e realidades da vida e considerar as expressões que a geografia apresenta como uma ciência complexa. O grande desafio para as escolas públicas foi e o continua sendo manter a noção da escola sobre a importância do ensino socioespacial, em seu papel de formar cidadãos críticos, sobre os conhecimentos de geografia para orientar os alunos na compreensão do espaço e de todas as dinâmicas que o envolvem ao seu redor. Para tanto, a discussão aqui proposta partiu da leitura bibliográfica e de um relato dado pelo professor responsável pela disciplina de geografia na escola Simeão leal, objeto deste estudo, relacionados ao ensino remoto durante o período de pandemia. Percebe-se diante do que foi discutido ao longo do texto, a importância do conhecimento geográfico para a formação dos alunos na perspectiva de prepará-los para a leitura dos acontecimentos que os cercam e da realidade em que estão inseridos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Ms. Faustino Moura Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto COVID – 19 | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A geografia escolar e o ensino remoto em escolas públicas durante o período de pandemia: uma análise dos desafios enfrentados pelos os professores na escola Simeão Leal | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniel Júnio Pinto de Souza.pdf | PDF - Daniel Júnio Pinto de Souza | 879.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 427.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.