Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28195
Título: O processo de ensino-aprendizagem e a afetividade no contexto escolar "pós pandemia": uma análise da percepção dos professores da rede pública do município de Araruna-PB
Autor(es): Nascimento, Laiane Stephanie Silva
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem
Afetividade
Pandemia
Professor-Aluno
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de aprendizagem e as interações na sala de aula presencial no contexto “pós pandemia” de uma escola pública estadual do município de Araruna -PB. Nossa pretensão foi identificar também a importância da afetividade no processo de aprendizagem; apresentar como tem sido o envolvimento dos alunos nas aulas presenciais e conhecer as principais diferenças das interações afetivas entre professor e aluno no ensino presencial e remoto. Para fundamentar esse estudo utilizamos como aporte a abordagem teórica de Carl Rogers, em especial suas elaborações acerca do processo de aprender, a importância da afetividade, das interações e das condições facilitadoras para se criar um ambiente favorável ao processo de ensino aprendizagem. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada com roteiro previamente elaborado. Foram entrevistados seis professores que trabalham na escola estadual do município de Araruna – PB. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. Nas análises das entrevistas vimos que os professores e alunos enfrentaram muitas dificuldades e desafios no período do ensino remoto, assim como no processo de retorno ao ensino presencial. Uma das questões mais sinalizadas pelos professores diz respeito a relação professor e aluno e as implicações na aprendizagem. Podemos inferir que no ensino remoto as aulas eram centradas no professor e com raras participações e interações dos alunos. No retorno ao ensino presencial as relações no início pareciam apáticas e os alunos com comportamentos de inquietude, desatenção e indiferença em relação aos conteúdos. Vimos também que há por parte dos professores um desejo de criar uma atmosfera diferente em sala de aula, eles tentam criar estratégias que possam despertar o interesse pelos conteúdos trabalhados. Tentam minimizar os efeitos negativos do ensino remoto, abrindo possibilidades de uma sala de aula que sintonize com o contexto e faça sentido a vida dos alunos.
Descrição: NASCIMENTO, L. S. S. O processo de ensino-aprendizagem e a afetividade no contexto escolar "pós pandemia": uma análise da percepção dos professores da rede pública do município de Araruna-PB. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28195
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laiane Stephanie Silva NascimentoPDF - Laiane Stephanie Silva Nascimento1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito996.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.