Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28213
Título: A representação feminina em Aurélia Camargo
Autor(es): Mateus, Bianca Lívia Silva de Souza
Palavras-chave: Condição da mulher
História
Representação feminina
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Ao longo da história, a mulher passara por inúmeras transformações sejam elas no que tange às instâncias afetivas, sociais, econômicas, intelectuais, morais dentre tantas outras. Porém, para que alcançasse essas mudanças, o “sexo frágil” sofrera uma longa fase excludente, na qual a cultura predominantemente patriarcalista submetia essa classe à dependência de uma figura masculina, seja seu pai, irmão, esposo, sogro etc. Visando isso, o trabalho investiga a condição vivida pela mulher durante o tempo, partindo da visão feminina diante dos paradigmas da igreja e da sociedade, para então chegar ao objetivo maior da pesquisa: analisar a representação feminina na personagem Aurélia Camargo. Compreendemos como primordial reconhecermos as raízes da submissão feminina, para só então traçarmos a representação da personagem. No mais, a obra oitocentista Senhora (1875), escrita pelo autor José de Alencar, denuncia os valores ideológicos da sociedade burguesa do Rio de Janeiro em meados do século XIX, que tivera o matrimônio mercadológico em prol de seus próprios interesses, mercantilizando, dessa forma, as relações humanas e relegando as mulheres a uma posição de inferioridade, submissão e passividade diante do homem. Metodologicamente, esta é uma pesquisa bibliográficaqualitativa-descritiva-interpretativa, utilizando como aporte teórico autores como: Costa & Sandenberg (2008); Macedo (2002); Priore (1990, 2004); Cândido (2010); Borges (2012); D’Incao (2004) entre outros.
Descrição: MATEUS, B. L. S. de S. A representação feminina em Aurélia Camargo. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28213
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bianca Lívia Silva de Souza MateusPDF - Bianca Lívia Silva de Souza Mateus327.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito814.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.