Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28215
Título: Análise dos impactos da Pandemia no desenvolvimento cognitivo das crianças de dois a sete anos de uma Escola da Rede Pública de Ensino no Município de Caiçara-PB
Autor(es): Silva, Alana Kelly da
Palavras-chave: Pandemia
Aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Crianças
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: Nos primeiros meses do ano de 2020 o mundo foi surpreendido com a pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Com uma da grave crise sanitária, não só o sistema de saúde foi impactado, mas todos os espaços e relações foram transformadas, influenciando em novas decisões e dinâmicas no campo econômico, social, político, educacional, entre outros. Mediante o crescimento das altas taxas de transmissibilidade do coronavírus, divulgados pela (OMS), no campo educacional, as escolas suspenderam as atividades presenciais aderindo ao modelo de ensino remoto (online), para evitar aglomeração e aumento no número de contágio e de mortes. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho analisar os impactos causados pela pandemia da COVID-19 no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças de dois a sete anos de idade e que estão matriculadas no Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Caiçara-PB. Em relação aos procedimentos metodológicos, no presente estudo utilizamos pesquisa qualitativa em educação, estudo de campo, e a técnica da entrevista semiestruturada. Como sujeitos participantes tivemos quatro professoras de uma escola pública do município de Caiçara-PB. Os resultados obtidos demonstram que os impactos causados pela pandemia da COVID-19 foram de fato negativos na interação, no desenvolvimento cognitivo, na aprendizagem, no estado emocional e no cotidiano de vida das crianças. Identificamos em todas as entrevistas feitas com as professoras, que as implicações da pandemia se estendem até hoje, no chamado pós-pandemia. Em algumas crianças, de maneira mais forte, em outras de maneira mais sutil, de forma que precisam ser mais estimuladas com atividades que possibilitem superar as limitações e desenvolvam suas potencialidades cognitivas, afetivas e motoras.
Descrição: SILVA, A. K. da. Análise dos impactos da Pandemia no desenvolvimento cognitivo das crianças de dois a sete anos de uma Escola da Rede Pública de Ensino no Município de Caiçara-PB. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28215
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alana Kelly da SilvaPDF - Alana Kelly da Silva645.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito598.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.