Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28216
Título: Abandono afetivo e a responsabilidade civil: um ilícito habitual, normalizado e perigoso
Autor(es): Santos, Maria Júlia Silva
Palavras-chave: Abandono afetivo
Indenização pecuniária
Dano moral
Responsabilidade civil
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Maria Júlia Silva Santos
Resumo: A presente monografia tem como objetivo principal o estudo do abandono afetivo cometido pelos pais e a ligação desse ilícito com a responsabilidade civil, além de observar se há efetividade nas práticas jurídicas de coibição desse ato, principalmente na utilização da indenização pecuniária. Para isso, foi realizado o estudo de conceitos e fundamentos que pressupõem a responsabilidade civil, além de abordarmos o alto índice de abandono afetivo paterno no nosso país. Será falado sobre o peso do termo aborto paterno e em como este não é repreendido e malvisto, quando comparado ao aborto cometido pela mulher, as distinções do abandono e a carga que esse ilícito traz em suas vítimas. Trataremos acerca do instituto da responsabilidade civil, suas formas e em como o abandono afetivo é motivo cabível de dano moral; além de demonstrar como esse assunto está sendo tratado nos tribunais e em como as medidas autocompositivas de resolução de conflito estão sendo importantes para a busca da restituição de vínculo entre autor e vítima, sendo uma forma efetiva para a restauração do bem perdido em virtude do ilícito. Por fim, serão expostos projetos de leis que derivaram do tema, tanto para a implementação penal, quanto cível.
Descrição: SANTOS, M. J. S. Abandono afetivo e a responsabilidade civil: um ilícito habitual, normalizado e perigoso. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28216
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Júlia Silva SantosPDF - Maria Júlia Silva Santos873.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito341.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.