Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28225
Título: O novo ensino médio na Paraíba e o reforço à cultura do empreendedorismo
Autor(es): Félix, Maria Eduarda de Oliveira
Palavras-chave: Ensino médio
Educação integral
Empreendedorismo
Programa Gira Mundo Professores
Data do documento: 5-Dez-2022
Resumo: Este trabalho é produto do projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), intitulado “Uma história sobre a atual reforma do ensino médio em Guarabira — PB” , do qual fui bolsista entre 2020 e 2022. Esse projeto relacionou a Lei n.º 13.415/2017 com leis estaduais, sobretudo a Medida Provisória 267, que institui o Programa de Educação Integral na Paraíba, visando compreender como ocorreu a ampliação da cultura empreendedora nos currículos escolares, especialmente o currículo proposto para a Escola Cidadã Integral (ECI’s) e Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT’s), notadamente de Guarabira — PB. Este trabalho, construído a partir da releitura do projeto de PIBIC mencionado, discutiu também as políticas e programas de formação de professores, especialmente o Programa Gira Mundo Professores, para entender como a formação continuada docentes é utilizada como ferramenta para formação do aluno objetivado pelas reformas nacionais e estaduais. Como metodologia, empregou-se a revisão bibliográfica de documentos oficiais, tais como: a Lei n.º 13.415/2017, a Medida Provisória 267, as Diretrizes Operacionais das Escolas Estaduais e editais do Programa Gira Mundo Professores. Foram lidos também autores ligados aos Estudos Culturais, como: Foucault (2008) Silva (2005 e 2010), Sibilia (2012), Toledo (2017), entre outros. Com a leitura e interpretação dos textos e documentos, percebeu-se uma associação entre o Estado e mercado neoliberal nas propostas do projeto da Reforma do Ensino Médio. Identificou-se essa relação também nas ementas de disciplinas curriculares das Escolas Integrais, que visam a formação de alunos autônomos, protagonistas, empreendedores e proativos, capacitados para o mercado de trabalho.
Descrição: FÉLIX, M. E. de O. O novo ensino médio na Paraíba e o reforço à cultura do empreendedorismo. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28225
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda de Oliveira FélixPDF - Maria Eduarda de Oliveira Félix848.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito60.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.