Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28227
Título: Educação infantil: dificuldades e caminhos para a inclusão de bebês e crianças na primeira etapa da educação básica
Autor(es): Silva, Zulmira Augusto da
Palavras-chave: Inclusão
Crianças com deficiência
Educação infantil
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi analisar as dificuldades e os caminhos que as professoras apontam para a inclusão de bebês e de crianças com deficiência na Educação Infantil. E, os objetivos específicos foram: (1) conhecer como acontece a inclusão de bebês e de crianças em creches e pré-escolas; (2) identificar as dificuldades apontadas pelas professoras na inclusão de bebês e de crianças com deficiência na Educação Infantil; e, (3) refletir sobre os caminhos para a inclusão de bebês e de crianças com deficiência na primeira etapa da Educação Básica. Neste estudo, uma revisão integrativa da literatura norteou o levantamento de pesquisas anteriormente publicadas, baseando-se em autores como Santos (2020), Côrrea (2019) dentre outros, além da utilização de Leis e Resoluções que norteiam a inclusão escolar e visualização de definições apresentadas pela Associação Americana de Psiquiatria (APA) através do DSM-V, bases da pesquisa aqui desenvolvida, de modo que as dificuldades e os caminhos para a inclusão na Educação Infantil sejam discutidos e analisados. O estudo de campo, sob a condição da natureza qualitativa e descritiva embasaram a metodologia desta pesquisa, pois permitiu a inserção e aproximação do pesquisador com o contexto educacional de estudo. Os resultados apontaram que os professores que fizeram parte da pesquisa buscam se adequar às necessidades apresentadas pelas crianças com deficiência, mesmo que as limitações sejam as mais variadas. Conclui-se que cada vez mais se faz necessário o aprimoramento na formação e dos profissionais e melhoria na estrutura das escolas para que a inclusão seja mais palpável.
Descrição: SILVA, Z. A. da. Educação infantil: dificuldades e caminhos para a inclusão de bebês e crianças na primeira etapa da educação básica. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28227
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zulmira Augusto da Silva.pdfPDF - Zulmira Augusto da Silva.pdf921.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito5.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.