Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28228
Título: Educação infantil: as repercussões das práticas lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças
Autor(es): Souza, Alessandra Silva de
Palavras-chave: Ludicidade
Práticas
Educação Infantil
Desenvolvimento integral
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões acerca das influências das práticas lúdicas no processo de aprendizagem na educação infantil. A ludicidade é um recurso que aliado as práticas docentes no contexto de Educação Infantil, contribui no processo de aprendizagem da criança de forma integral, desta forma surge o questionamento: Como acontece as práticas lúdicas na Educação Infantil e em que sentido elas auxiliam no desenvolvimento integral das crianças? Nessa perspectiva o objetivo principal da pesquisa é investigar as práticas lúdicas na Educação Infantil e suas repercussões no desenvolvimento integral das crianças. De forma específica buscou-se, identificar se as práticas lúdicas acontecem na Educação Infantil; conhecer como as professoras desenvolvem as atividades lúdicas na primeira etapa da Educação Básica; analisar as repercussões das práticas lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças. Como base teórica, nos respaldamos nas ideias dos seguintes autores e autoras: Bardin (1977), Kuhlmann Jr. (2000), Moyles (2002), Dallabona e Mendes (2004), Rau (2013), Luckesi (2014), Bacelar (2019), Cardoso (2021), entre outros(as) que abordam a temática pesquisada e contribuem de forma significativa com suas reflexões acerca do tema. A metodologia utilizada possui um caráter qualitativo, sendo um estudo de caso, em uma creche municipal, da cidade de Bananeiras/PB, tendo sido aplicado um questionário com cinco professoras da educação infantil (maternal, pré I e pré II). Os resultados da pesquisa apontam que as práticas docentes no contexto de educação infantil, precisam estar bem alinhadas no planejamento do professor para contribuir no aprendizado e no desenvolvimento integral das crianças, desta forma as práticas lúdicas vão de encontro aos moldes da EI pois trazem aspectos ineres ao universo infantil, que se apresentam de forma positiva e sua utilização favorece na promoção das habilidades físicas, intelectuais e sociais da criança.
Descrição: SOUZA, A. S.de. Educação infantil: as repercussões das práticas lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28228
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra Silva de SouzaPDF - Alessandra Silva de Souza605.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito64.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.