Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28229
Título: Erotização infantil: estudo sobre as implicações na prática docente de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Luna, Valéria Dutra de
Palavras-chave: Educação sexual
Erotização infantil
Mídia
Prática docente
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o estudo sobre a sexualidade infantil com ênfase na problemática erotização infantil contida na sociedade atual e propaganda pelos veículos da mídia. O objetivo geral da pesquisa é investigar as implicações da erotização infantil na prática docente de professoras do 5º ano do Ensino Fundamental I, no município de Duas Estradas-PB. O estudo também traz a discussão sobre o papel da Educação Sexual no combate ao erotismo precoce entre as crianças, para a elaboração do arcabouço teórico para fundamentar o trabalho foi utilizado os escritos de Ariès (1986), Steinberg (1997) Sant’anna (2000), Felipe e Guizzo (2003), Andrade (2010), Silva e Silva-Sá (2019), dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. A metodologia tem uma abordagem qualitativa, que foi empregada através da pesquisa de campo em uma escola pública no município de Duas Estradas-PB, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados. Nos resultados da pesquisa foi descoberto a baixa compreensão sobre a concepção de erotização infantil pelas professoras entrevistadas, a oferta da Educação Sexual apenas por meio do aconselhamento pelas educadoras, e os efeitos negativos dos conteúdos eróticos da mídia, com destaque as músicas e as danças vinculados na rede social Tik Tok no comportamento e rendimento escolar dos alunos das professoras participantes. Logo, sugere a realização de novas investigações sobre os resultados das práticas transformadoras aplicadas em escolas que adotam a Educação Sexual no combate a erotização infantil, bem como se o ambiente escolar e as práticas docentes têm contribuído com o aumento do erotismo na infância de forma inconsciente, também a influência do uso do Tik Tok pelas crianças no crescimento do erotismo entre elas.
Descrição: LUNA, V. D. de. Erotização infantil: estudo sobre as implicações na prática docente de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28229
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valéria Dutra de Luna.pdfPDF - Valéria Dutra de Luna.pdf742.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito64.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.