Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2823
Título: Caracterização morfométrica de uma bacia hidrográfica a partir de imagens SRTM
Autor(es): Gomes, Lidiane Cristina Félix
Palavras-chave: Geoprocessamento
Bacias hidrográficas
Relevo
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: A análise de bacias hidrográficas leva em consideração vários aspectos de disposição espacial e de acomodação em relação ao relevo e, seus resultados se apresentam de suma importância para a gestão das bacias hidrográficas. A bacia do rio Cuiá está situada em área urbana percorrendo 21 bairros da cidade de João Pessoa – PB. A pesquisa consiste em apresentar as técnicas de geoprocessamento como ferramenta de apoio na aquisição de dados que subsidiem a análise morfometrica da bacia em estudo. Foram extraídas informações de relevo, rede de drenagem e delimitação da área da bacia das imagens de radar – SRTM. A partir destas informações adquiridas foram aplicados cálculos matemáticos para se obter a análise linear, areal e hipsométrica da área envolta da bacia. Os resultados apresentam resultados satisfatórios e dentro do limite de aceitação devido a resolução espacial das imagens de radar, e é de fundamental importância em áreas que não dispõe de dados para analise dos recursos naturais no meio ambiente.
Descrição: GOMES, Lidiane Cristina Félix. Caracterização morfométrica de uma bacia hidrográfica a partir de imagens SRTM. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2823
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Cristina Félix Gomes.pdfLidiane Cristina Félix Gomes1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.