Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28235
Título: Mulheres Empilhadas e a representação do crime de feminicídio
Autor(es): Sousa, Aniclésia de
Palavras-chave: Mulher
Violência
Feminicídio
Machismo
Sociedade patriarcal
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: A violência contra mulher sempre foi uma prática naturalizada em sociedades patriarcais, seu uso se justifica como meio para manutenção do poder masculino e consequente controle feminino. As violências sofridas por muitas mulheres denunciam o ciclo de violência no qual elas podem estar inseridas durante anos e que evolui até a última instância, tipificada como feminicídio. O presente trabalho teve como objetivo analisar o crime de feminicídio e suas principais motivações e consequências na obra Mulheres Empilhadas (2019), de Patrícia Melo, partindo das narrativas de violências vividas e presenciadas pela narradora/personagem. Do ponto de vista metodológico, recorremos aos pressupostos teóricos de Saffioti (2015), Bourdie (2012), Pasinato (2016), dentre outros. O interesse pelo tema, na referida obra, se justifica pela necessidade de discutir a violência contra mulheres e o crime de feminicídio em nossa sociedade, principalmente por se tratar de um crime que a cada dia apresenta dados mais alarmantes. O resultado da pesquisa aponta que a violência contra mulher e o crime de feminicídio não são motivados apenas pela questão de gênero ou porque mulheres não estão cumprindo com os papéis de gênero impostos pela sociedade patriarcal. Esses crimes são resultados de um contexto de profunda desigualdade social entre homens e mulheres, os quais se atrelam ao racismo, tendo em vista que os dados oficiais mostram que as mulheres negras estão entre as maiores vítimas dessa violência. Espera-se, portanto, que as discussões apresentadas neste trabalho possam suscitar significativas contribuições para os estudos literários e a sociedade.
Descrição: SOUSA, Aniclésia de. Mulheres Empilhadas e a representação do crime de feminicídio. 2022. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). Universidade estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28235
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aniclésia de SousaPDF - Aniclésia de Sousa988.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito80.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.