Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28241
Título: Violência psicológica de gênero "fora da caixa": uma análise da personagem Janete, em Bom Dia, Verônica
Autor(es): Souza, Raíssa Kayonnara Albuquerque de
Palavras-chave: Violência de gênero
Violência psicológica
Bom dia, Verônica
Literatura
Data do documento: 5-Dez-2022
Resumo: A violência contra a mulher é um dos grandes problemas da nossa sociedade. Ela resulta de influências culturais, sociais e históricas, as quais fomentam e estruturam discursos patriarcais arraigados. Em razão da complexidade de percepções e da gravidade do assunto, a Lei no 11.340/2006 foi criada, tipificando a violência de diversas maneiras, dentre as quais se encontra a violência psicológica. Ela é uma das formas mais perigosas de abuso, pois ocorre de forma sutil, velada e silenciosa, provocando danos emocionais e físicos significativos em suas vítimas, e por isso precisa ser analisada, alertada e investigada. Diante da dificuldade de identificação, incluiu-se a Lei no 14.188/21 como um atual tipo de penalidade, que remodela e qualifica as condutas danosas praticadas pelos agressores, garantindo mais direitos às mulheres. No intuito de levantar discussões de temáticas sociais como esta que o presente trabalho utiliza elementos do romance e seriado Bom dia, Verônica, dos autores Raphael Montes e Ilana Casoy (2016;2020). É nesse contexto que esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a personagem Janete Cruz, vítima de agressões físicas e psicológicas, praticadas por seu esposo. Além disso, esta pesquisa busca, de maneira específica, descrever como ocorre a violência psicológica de gênero e suas principais problemáticas; refletir e discutir a condição da mulher enquanto ser social, e a partir disso, fazer uma leitura analítica de representação sobre a violência contra a mulher. Nesse sentido, tomamos como amparo teórico os estudos de Miller (1999), Neal (2018), Lacerda (2020), Santiago e Borges (2022). Podcasts, vídeos e revistas também foram utilizadas. A metodologia é de natureza qualitativa, bibliográfica e documental as quais foram fundamentais para se obter conhecimento e informação a respeito da temática abordada. Portanto, a partir do romance/seriado, vimos que a violência psicológica traz consequências danosas a saúde física e mental das vítimas, e por esse motivo apenas as leis não bastam. É preciso um conjunto de fatores e posturas de toda a sociedade, para se obter conhecimento, reflexão e informação.
Descrição: SOUZA, R. K. A. de. Violência psicológica de gênero "fora da caixa": uma análise da personagem Janete, em Bom Dia, Verônica. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28241
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raíssa Kayonnara Albuquerque de SouzaPDF - Raíssa Kayonnara Albuquerque de Souza1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito207.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.