Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28244
Título: A escrita como forma de resistência: uma análise da personagem negra em Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus
Autor(es): Araújo, Brígida Alves Lima
Palavras-chave: Carolina Maria de Jesus
Quarto despejo
Pobreza
Resistência
Denúncia social
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: A literatura é a expressão artística que utiliza a palavra para manifestar a fecunda criatividade do escritor e da escritora para falar de sentimentos, ideologias e de diferentes perspectivas sociais, culturais, econômica, política, dentre outros temas. Dito isso, este trabalho analisa a figuração da personagem negra no contexto da favela e a sua escrita como uma forma de resistência em Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, atentando para os aspectos sociais presentes na narrativa. A literatura negra brasileira, afro-brasileira ou de autoria de pessoas negras, é fundamental para a cultura nacional, e por isso é necessário destacar a sua relevância quando se trata de autoria feminina, já que a mulher, evidentemente, sofreu e continua sofrendo preconceitos relacionados ao seu gênero. Com isso, buscamos entender as condições de moradia dos indivíduos das favelas brasileiras dos anos 60 e como o diário escrito por Carolina ajudou a escritora a sair da precariedade e miséria da favela do Canindé na grande São Paulo, cuja escrita é pontuada por inúmeras denúncias sociais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico com respaldo teórico de Zolin (2009), Farias (2018), Meihy (2016), Magnabosco (2016), Fernandes (2015), dentre outros. Espera se que este trabalho possa trazer contribuições para os estudos literários e a sociedade, uma vez que Carolina Maria de Jesus utiliza a arte para evidenciar e denunciar o preconceito, a discriminação, a fome e a desigualdade social no Brasil.
Descrição: ARAÚJO, Brígida Alves Lima. A escrita como forma de resistência: uma Análise da personagem negra em Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. 2022. 36 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28244
ISSN: CDD 801.95
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brígida Alves Lima AraújoPDF - Brígida Alves Lima Araújo649.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito79.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.