Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28249
Título: Corpo, gênero e performatividade em Br-Trans de Silvero Pereira
Autor(es): Silva, Marcelo Medeiros da
Palavras-chave: Gênero
Corpo
Performatividade
Transgeneridade
Teatro
Data do documento: 13-Jan-2023
Resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre corpos, sujeitos e subjetividades transgêneras na peça Br-Trans (2017), de Silvero Pereira. O objetivo é analisar a referida obra a fim de discutir como a peça problematiza, a partir da presença de personagens transgêneras, categorias como corpo, gênero e performatividade. Para tanto, ancoramos nossa análise nos Estudos de Gênero, recorrendo, especialmente, às reflexões Butler (2012; 2019) e de Bento (2006). A primeira serviu-nos como lastro para pensarmos a noção de gênero não como uma imposição da cultura, mas, sim, como um ato de linguagem responsável pela estilização de ações que, reiteradas, passam a ser naturalizadas como próprias do masculino ou do feminino, o que faz do gênero mais uma ação performativa que permite que os sujeitos se aproximem ou se distanciem dos modelos normativos. A segunda estudiosa foi-nos importante como aporte para compreendermos o fenômeno da transexualidade não a partir do discurso médico patologizante, mas, sim, como um modo de o sujeito, via performance, “atualizar, nas práticas de gênero, interpretações sobre o masculino e o feminino” (BENTO, 2006, p. 22). Como procuramos mostrar ao longo da análise de BR-Trans (2017), o conjunto de subjetivas transgêneras presentes na peça de Silvero Pereira instiga a reflexão sobre sujeitos cuja existência, considerando as normas de sexo e gênero hegemônicas, desestabilizam as categorias de masculino e feminino, e põem em xeque o que é homem, o que é mulher, alargando o horizonte dos leitores e leitoras para a diversidade de corpos, gêneros e sexualidades existentes.
Descrição: SILVA, M. M. Corpo, gênero e performatividade em Br-Trans de Silvero Pereira. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28249
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Medeiros da Silva.pdfPDF - Marcelo Medeiros da Silva620.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito150.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.