Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28250
Título: Uma análise didática e pedagógica sobre as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais do fundamental I
Autor(es): Lima, Odair de Vasconcelos de
Palavras-chave: Matemática
Importância
Dificuldades
Professores
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: A matemática pode ser considerada uma das ciências mais importantes presentes no mundo, a sua utilização se faz presente no cotidiano de inúmeros indivíduos. Em contrapartida da magnitude desta área do conhecimento, muitos alunos possuem inúmeras dificuldades com a matemática e, em consonância, os professores encontram percalços em sala de aula. Desta maneira, o presente Trabalho de Conclusão de Curso busca compreender os fatores que interferem para a causa das dificuldades no processo de ensino e aprendizado da Matemática no Ensino Fundamental I. Utilizando como aporte teórico os trabalhos de Teixeira (2015), Silva (2009), Neves (2018), Costa et al. (2016) e Bacelar (2009), entre outros importantes pesquisadores. O estudo traz para o debate o papel da escola, professores, alunos e suas famílias neste contexto. Além de realizar uma análise sobre a formação do pedagogo; compreender os aspectos presentes na Base Nacional Comum Curricular a respeito da matemática; e analisar novas propostas metodológicas de ensino para esta área. A metodologia empregada possui uma abordagem quantitativa e qualitativa, que através de uma pesquisa de campo, propiciou a aplicação de um questionário para coleta de dados, com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino da cidade Passa e Fica/RN. Desta maneira, foi possível realizar uma análise de forma mais abrangente sobre as relações de dificuldades que existem no processo de ensino da matemática, podendo compreender que a estigmatização dessa disciplina é um pressuposto bastante antigo e que mesmo assim se faz bastante presentes nos dias atuais. Com isso, existem diversos fatores para a causa e para a propagação dessas dificuldades, como a formação do pedagogo e a formação continuada, a prática do professores em sala de aula, a desmotivação do aluno e a relação/comunicação, por vezes falha, existente entre todos os indivíduos que fazem a escola. Logo, sugere que novas pesquisas sejam alçadas, para que assim novos conhecimentos sejam fomentados a respeito desta temática.
Descrição: LIMA, O. de V. de. Uma análise didática e pedagógica sobre as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais do Fundamental I. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28250
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Odair de Vasconcelos de Lima .pdfPDF - Odair de Vasconcelos de Lima .pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito714.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.