Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28251
Título: A musicalização na educação infantil
Autor(es): Ribeiro, Milena Felinto Marques
Palavras-chave: Arte
Ensino-aprendizagem
Práticas docentes
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho apresenta a musicalização na Educação Infantil como atitude indispensável à sala de aula. O objetivo geral é conhecer a musicalização promovida pelas/os professoras/es na educação infantil, sobretudo quando o docente não atua no meio musical. Já os objetivos específicos são: (1) identificar a relação dos professores com a música, (2) definir as formas de uso da música em sala de aula e (3) elencar aspectos metodológicos que docentes utilizam em suas práticas pedagógicas com a música em sala de aula. Para tal, recorremos a referenciais teóricos da área para embasar nosso estudo, a saber: Brito (2003); Penha (2010); Gohn e Stavracas (2010); Melo (2011); Faria (2012); Loureiro (2013); Oliveira (2016); Henry (1988), dentre outros. A metodologia empregada foi a pesquisa de campo e o público-alvo os educadores do Centro de Educação Municipal Paulo Freire (nome fictício). Posto isso, os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados não atribui importância a utilização da música em sala de aula, sendo esta trabalhada por meio dos gestos repetitivos na proposta musical dentro da sala de aula em momentos esporádicos, como na hora da rotina, quando há atividade no pátio que envolve corpo, gesto e movimento e/ou em culminância nas datas comemorativas. Diante disso, cabe questionar qual a importância que a música tem na escola e para o/a pedagogo/a.
Descrição: RIBEIRO, M. F. M. A musicalização na educação infantil. 2022.15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28251
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milena Felinto Marques RibeiroPDF - Milena Felinto Marques Ribeiro308.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito217.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.