Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28258
Título: O Banco Interamericano de Desenvolvimento como instrumento de política externa dos Estados Unidos na América Latina e Caribe
Autor(es): Lira Neto, Valfrido Sales de
Palavras-chave: Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID
América Latina
Política Externa dos Estados Unidos
Caribe
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: Este estudo busca compreender as finalidades políticas da criação e do financiamento de projetos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento como instrumento de política externa dos Estados Unidos para América Latina. Em relação à metodologia, a pesquisa foi exploratória, qualitativa, documental bibliográfica e histórica, contextualizando a problemática exposta, e identificando causas e efeitos da instrumentalização, ou não, do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a política externa dos Estados Unidos para a América Latina e Caribe. Quanto aos resultados, fica evidente a influência dos EUA no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), utilizando-se dos mecanismos de empréstimos, condicionalidades e representatividade do BID como ferramenta geopolítica e econômica importante para a aplicação de seu plano de segurança hemisférica e hegemonia.
Descrição: LIRA NETO, V. S. de. O Banco Interamericano de Desenvolvimento como instrumento de política externa dos Estados Unidos na América Latina e Caribe. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28258
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Valfrido Sales de Lira NetoTCC - Valfrido Sales de Lira Neto588.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA E DISPONIBILIZAÇÃO DO TCC213.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.