Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28260
Título: O ECA para fora do armário: uma abordagem sobre o direito à sexualidade de crianças e adolescentes LGBTQIA+
Autor(es): Ramos, João Victor Silvestre Leite
Palavras-chave: Diversidade sexual
Sexualidade infantil
Proteção integral
Ideologia de gênero
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo sobre a sexualidade humana como fenômeno natural e intrínseco que acompanha todas as fases de desenvolvimento do crescer, no qual se dará ênfase ao período da infância e adolescência. Em decorrência dos estigmas que envolvem as perspectivas dos padrões de gênero e orientação sexual, verifica-se que aqueles que fogem da heteronormatividade são condenadas á marginalização. Crianças e adolescentes são consideradas um grupo socialmente vulnerável e quando estas apresentam uma sexualidade diversa da cis-heterossexual, sua fragilidade é potencializada. A pergunta que esse trabalho pretende responder é: Existe sexualidade na infância ou adolescência? Jovens LGBTQIA+ estão protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente? Para isso foi analisando o instituto jurídico da Proteção Integral, evidenciando seu papel e suas falhas quanto a seus agentes na tutela da diversidade sexual em crianças e adolescentes. Verifica-se, portanto, que para a LGBTfobia não existe faixa etária, e suas formas de violência atinge igualmente as crianças e os adolescentes que fazem parte da sigla LGBTQIA+.
Descrição: RAMOS, J. V. S. L. O ECA para fora do armário: Uma abordagem sobre o direito à sexualidade de crianças e adolescentes LGBTQIA+. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28260
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Victor Silvestre Leite RamosPDF - João Victor Silvestre Leite Ramos323.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito316.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.