Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28267
Título: Encerramento do lixão municipal de livramento - PB: uma análise do plano de recuperação de área degradada (PRAD)
Autor(es): Domingos, Daiana Cardoso
Palavras-chave: Geografia
Resíduos sólidos
Lixão
Data do documento: 9-Dez-2022
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as etapas e ações do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) para o encerramento e recuperação do ambiente do lixão do município de Livramento-PB e suas repercussões na melhoria da gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Para tanto, realizou-se um estudo de campo, pesquisas bibliográficas, documentais e entrevista com a técnica responsável pela implementação do plano no município, utilizando, uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada entre os meses de abril a junho de 2022. Através dos dados obtidos, constatou-se que o encerramento do lixão municipal ocorreu por meio de propostas, etapas e ações do PRAD. Percebeu-se que a mudança na gestão dos RSU, foi na sua disposição final ambientalmente adequada, sendo os resíduos, encaminhados atualmente através de caminhão compactador para o aterro sanitário em Campina Grande-PB, da empresa Ecosolo Gestão Ambiental de Resíduos Ltda. Observou-se que o ambiente do lixão municipal apresenta diversos impactos ambientais, no entanto, conforme o cronograma físico de execução e de orçamentos e despesas/ano do PRAD, será feita sua recuperação e revegetação, mediante algumas ações, tais como: isolamento da área, recuperação, do solo e, da vegetação, e seu monitoramento. Verificou-se que o PRAD passou pela Superintendência de Administração do Meio ambiente do Estado da Paraíba (SUDEMA), órgãos ambientais e departamentos para a execução, incluindo solicitações e retificações no seguimento das etapas e ações do plano. De acordo com os dados coletados, o encerramento do lixão municipal seguiu as orientações do PRAD. No entanto, sugere-se que sejam ampliadas as melhorias na gestão dos RSU e o compromisso do município com o que demanda a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Descrição: DOMINGOS, Daiana Cardoso. Encerramento do lixão municipal de Livramento - PB: uma análise do plano de recuperação de área degradada (PRAD). 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28267
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daiana Cardoso Domingos.pdfPDF - Daiana Cardoso Domingos2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito375.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.