Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28269
Título: A figuração feminina no romance O quinze de Rachel de Queiroz: uma análise sobre a personagem Conceição
Autor(es): Tavares, Edinete Braga
Palavras-chave: O Quinze
Representação feminina
Movimento feminista
Denúncia social
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O presente estudo bibliográfico tem como propósito Analisar a representação da mulher, construída na literatura, especificamente, na obra O Quinze, de Rachel de Queiroz, através da personagem Conceição. Além disso, debater sobre a representação feminina e de movimentos feministas no Brasil, em meados de 1930 e, de tal forma, seus desdobramentos sociais. Por último, discute-se sobre o gênero romance e sobre a formação do elemento personagem na narrativa, tomando como base a obra aqui mencionada e, essencialmente, a personagem Conceição. Foram usadas, predominantemente, como referencial teórico as proposições de Rago (2004), Koss (2000), Bueno (2015) e Souza (2005). Em sua maior parte, o estudo teve por finalidade a pesquisa de natureza básica e se classifica como descritiva e explicativa do ponto de vista dos objetivos e da análise, uma vez que se debruçou diante de teóricos e de produções bibliográficas existentes e que discutiam a temática. A abordagem do estudo é, fundamentalmente, qualitativa pela tonalidade crítica e reflexiva utilizada. O método escolhido foi o hipotético-dedutivo e que enfatizou a importância da desconstrução de estereótipos de submissão e de subserviência da mulher com relação ao homem. O objetivo geral da pesquisa voltou-se para refletir sobre a figuração feminina a partir da narrativa e como resultados deste estudo, podemos apontar que a mulher tem conquistado espaços e formas de representação em que uma nova roupagem começou a ser propagada, tendo a mulher passado a representar paisagens de dominação e autonomia. De modo conclusivo, esperamos que este trabalho contribua para com as discussões acadêmicas e científicas e que possa trazer reflexões acerca do tema tratado.
Descrição: TAVARES, Edinete Braga. A figuração feminina no romance O quinze de Rachel de Queiroz: uma análise sobre a personagem Conceição. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). Universidade Estadual da Paraíba; Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28269
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edinete Braga TavaresPDF - Edinete Braga Tavares395.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.