Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28273
Título: Humor, música e poesia na narrativa de Lygia Bojunga Nunes: uma leitura de Os colegas
Autor(es): Forte, Francisca Mayara Fernandes
Palavras-chave: Narrativa infantil
Lygia Bojunga Nunes
Humor
Música
Data do documento: 2-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a narrativa Os colegas de Lygia Bojunga Nunes, buscando identificar de que maneira o humor, a poesia e a música, elementos presentes na obra, contribuem para a construção do lúdico na narrativa. Esperamos, desta forma, apontar a importância da leitura de narrativas na formação de leitores, sobretudo as que apresentam estes elementos, a exemplo dos livros de Bojunga, que é vista como uma das escritoras mais bem renomadas da Literatura infantil e juvenil, recebendo, inclusive, vários prêmios importantes. O trabalho crítico que procuramos elaborar se caracteriza, do ponto de vista metodológico, como de base bibliográfica, fundamentado nos estudos de Abramovich (2009); Aguiar (2001); Cunha (2003); Coelho (2000); Meireles (1984), dentre outros autores que se fizeram necessário para a realização deste estudo. O contato com Os colegas despertou-me a vontade de aprofundar o estudo da obra que chama a atenção pela maneira lúdica com que a autora aborda temas como a amizade, a solidariedade e a formação da identidade expostos através do ludismo da linguagem que se revela por meio do humor, da poesia e da música. Consideramos estes aspectos como fundamentais para a construção de uma literatura infanto-juvenil adequada e favorável ao desenvolvimento da criança, já que estes recursos são responsáveis por contribuir com o processo de aprendizagem dos pequenos leitores. A análise demonstra que o humor, a música e a poesia se fazem presentes na obra, constituindo em fortes ingredientes para atrair a atenção dos leitores em formação.
Descrição: FORTE, Francisca Mayara Fernandes. Humor, música e poesia na narrativa de Lygia Bojunga Nunes: uma leitura de Os colegas. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28273
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Mayara Fernandes FortePDF - Francisca Mayara Fernandes Forte587.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito305.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.