Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28275
Título: O silenciamento de Capitu em Dom Casmurro, de Machado de Assis
Autor(es): Oliveira, Gilvania de Sousa
Palavras-chave: Dom Casmurro
Machismo
Patriarcado
Silenciamento
Capitu
Data do documento: 2-Dez-2022
Resumo: O final do século XIX foi marcado por mudanças culturais, políticas, econômicas e sociais. Nesse contexto de transformações, Machado de Assis publica o romance memorialístico Dom Casmurro (1899), para provocar uma série de questionamentos a respeito da sociedade da época, especialmente sobre o lugar da mulher num contexto patriarcal e machista. Bentinho, narrador-personagem, se utiliza de um discurso falocêntrico para se apropriar do lugar de fala de todos os personagens da narrativa e, com isso, convencer o leitor sobre um suposto adultério que ele acredita ter sido vítima. A partir dessas questões, este trabalho tem como objetivo abordar a representação da mulher na referida obra, enfatizando o silenciamento de Capitu. Além disso, busca compreender a figuração da personagem feminina, analisando a construção social da mulher a partir do silenciamento da personagem machadiana. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa. Para isto, nos embasamos nas teorias de Butler (2019), Candido (2010), Hirata (2009), dentre outros. O interesse pelo tema abordado se justifica pela necessidade de evidenciar os problemas de gênero marcados pelo patriarcado existente na época de produção da obra de Machado de Assis, para denunciar a condição social da mulher. O resultado da pesquisa evidencia a forma como narrador-personagem manipula o discurso narrativo para criar uma imagem negativa da mulher, por isso ele registra suas memórias só após a morte de Capitu e de outros personagens. Esperamos que essas discussões possam trazer alguma contribuição para os estudos literários, bem como uma reflexão sobre os papéis desempenhados por homens e mulheres na sociedade.
Descrição: OLIVEIRA, Gilvania de Sousa. O silenciamento de Capitu em Dom Casmurro, de Machado de Assis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28275
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvania de Sousa OliveiraPDF - Gilvania de Sousa Oliveira647.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito210.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.