Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28276
Título: A arte nos anos iniciais: um olhar sobre as práticas pedagógicas
Autor(es): Oliveira, Maria da Penha Eugênio de
Palavras-chave: Arte
Ensino-aprendizagem
Práticas docentes
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: A arte atua em nosso meio social desde os tempos e formas primitivas até os dias atuais como condutora de cultura entre as gerações, voltada à transformação dos sujeitos. A arte também atua de forma relevante na educação, sobretudo no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais. É nesse entendimento que o presente estudo tende a se desenvolver, objetivando conhecer como a arte está se configurando no cotidiano escolar, seja como ferramenta pedagógica, ou como área do conhecimento, buscando o perfil e atuação dos docentes no uso das linguagens artísticas nas interações de sala. Seus aspectos metodológicos, voltam-se para a pesquisa qualitativa em educação e exploratória, foi fundamentada por autores como: Libâneo (2006), Lima (2005), Ferraz e Fusari (2009) dentre outros, e por documentos oficiais e legais que orientam o currículo, como os Parâmetros Curriculares (PCN) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei nº9394/96)Tendo como instrumento de coleta, questionário e entrevistas, onde os sujeitos abordados foram: os docentes e a gestora da instituição. Os resultados e discussões apontam para a conclusão de que a Arte apesar de sua desvalorização em alguns currículos, ainda assim, é um importante instrumento de transformação, capaz de participar da formação do sujeito em seu meio sociocultural.
Descrição: OLIVEIRA, M. da P. E. de. A arte nos anos iniciais: um olhar sobre as práticas pedagógicas. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28276
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Penha Eugênio de OliveiraPDF - Maria da Penha Eugênio de Oliveira602.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.