Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28280
Título: Das sementes aos frutos: a poesia simbólica de Lisbeth Lima
Autor(es): Sousa, Viviane Silva de
Palavras-chave: Poesia contemporânea
Poesia paraibana/potiguar
Imagem poética
Lisbeth Lima
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo reconhecer, dentro da obra da poetisa paraibana/potiguar Lisbeth Lima de Oliveira, de que maneira se estabelece o uso da imagem poética. Para tanto, realizamos uma sondagem acerca da vida e obra da autora, enumerando aspectos gerais. Continuamente, discutimos, por intermédio de pesquisas bibliográficas, de caráter qualitativo, algumas ideias embasadas por autores como Pound (2006), Cortez e Rodrigues (2009) e Goldstein (1985), no que diz respeito à poesia e linguagem poética; e autores como Bosi (2006) e Pitta (2017), dentre outros citados ao longo do trabalho, no que diz respeito à imagem e os demais elementos a ela relacionados. Conjuntamente, através das análises de cinco poemas selecionados ao longo da obra da poetisa investigada – sendo dois poemas contidos no livro Dormência, outros dois presentes na obra Romã, e um poema do livro Brevidade –, buscamos identificar as possíveis interpretações suscitadas a partir de suas imagens e símbolos, orientados pelos teóricos Chevalier e Gheerbrant (2001), Lexikon (1998), Ferreira (2013) e outros. Dessa maneira, verificamos que o engenho poético empregado pela autora é caracterizado pelo uso de analogias, jogos de palavras, bem como outros mecanismos utilizados. Visualizamos, ainda, que seus poemas detêm uma vasta possibilidade de significações promovidas a partir de tais imagens e símbolos, demonstrando a capacidade de fornecer sentidos além destes aqui propostos. À vista disso, é notória a necessidade de pesquisas mais amplas em relação à poesia produzida atualmente na região, a fim de gerar mais visibilidade para os escritores regionais.
Descrição: SOUSA, V. S. de. Das sementes aos frutos: a poesia simbólica de Lisbeth Lima. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28280
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Silva de SousaPDF - Viviane Silva de Sousa536.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito193.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.