Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28290
Título: Perfil de competências empreendedoras: uma análise no segmento de beleza do município de Santa Luzia - PB
Autor(es): Souza, Layrtton César de Araújo
Palavras-chave: Empreendedorismo
Microempreendedor
Competências empreendedoras
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O empreendedorismo vem crescendo ao longo dos anos, principalmente, no Brasil, considerado um dos países mais empreendedores do mundo. Para obter o sucesso, os empreendedores precisam desenvolver habilidades e competências que consigam levar a empresa a esse patamar. Diante disso, o objetivo desse estudo é conhecer quais são as principais competências presentes no perfil dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas, no qual atuam no segmento da beleza do município de Santa Luzia-PB. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritiva e exploratória, dispondo de uma abordagem quantitativa. Para a realização da coleta dos dados, houve a aplicação de um questionário estruturado, com base no perfil do empreendedor e da empresa, as suas motivações, os desafios e as 10 competências empreendedoras da teoria de Cooley (1990) adaptada por Lenzi (2008), obtendo a resposta de 24 empreendedores. O resultado do estudo mostrou que muitos dos empreendedores se identificaram como microempreendedores individuais, sendo demostrado que o principal fator para a abertura do empreendimento foi a independência financeira. Com relação aos desafios que eles enfrentam, vários relataram que a gestão financeira é uma das principais causas das dificuldades do cotidiano deles. A respeito das competências, os resultados mostraram que todos os empreendedores que atuam no segmento dispõem de todas as competências presentes no perfil empreendedor, porém existem algumas delas que são mais desenvolvidas do que outras, sendo primordial que esses empreendedores procurem soluções para aprimorá-las.
Descrição: SOUZA, L. C. A. Perfil de competências empreendedoras: uma análise no segmento de beleza do município de Santa Luzia - PB. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28290
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Layrtton César de Araújo SouzaTCC - Layrtton César de Araújo Souza943.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito316.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.