Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28291
Título: Uma abordagem do controle interno e suas ações preventivas nos setores administrativos de uma prefeitura do interior da Paraíba
Autor(es): Araújo, Lizandra Medeiros
Palavras-chave: Administração pública
Gestão municipal
Controle interno
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: A administração pública necessita realizar ações voltadas para a sociedade em geral, sempre buscando trabalhar a favor dos direitos e interesses de todos os cidadãos. Para que estes atos sejam executados, o gestor público deve estar atento à aplicação dos recursos públicos, observando assim, diversos aspectos, como a fiscalização contábil, financeira, econômica, administrativa e patrimonial. Com isso, para realizar esta tarefa, o gestor deve buscar apoio do controle interno. O objetivo desta pesquisa é avaliar o controle interno da Prefeitura de um município localizado no interior da Paraíba. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa e o levantamento de informações se deu através de uma entrevista com a controladora da prefeitura. Foram observadas questões importantes referentes às atividades que o controle interno executa no cotidiano do órgão público. Foi possível observar que a atuação do controle interno possui um grande desafio pelo reconhecimento da sua importância. A falta de estrutura que viabilize a execução do controle foi outro ponto que chamou a atenção, portanto, observou que mesmo com problemas, o CI possui um grande papel na tomada de decisões da gestão municipal.
Descrição: ARAÚJO, L. M. Uma abordagem do controle interno e suas ações preventivas nos setores administrativos de uma prefeitura do interior da Paraíba. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28291
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lizandra de Medeiros AraújoTCC - Lizandra de Medeiros Araújo1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito392.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.