Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28292
Título: Aplicação da técnica UX-Tips para avaliação da experiência do usuário do sistema adotado pela Rede Municipal de Ensino do Município de Maturéia - PB
Autor(es): Oliveira, Tamara Ramalho de
Palavras-chave: Sistemas educacionais
UX-tips
Usabilidade
Experiência do usuário
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: A modernização dos sistemas educacionais brasileiros é um desafio que foi evidenciado durante a pandemia do Covid-19. Dentre as diversas razões existentes, este estudo resolve destacar a hesitação dos colaboradores em se ajustarem ao novo panorama. Com esse propósito, a monografia consiste em realizar a avaliação da experiência do usuário no sistema de gestão educacional adotado pela rede de ensino do município de Maturéia-PB, a partir da técnica UX-Tips proposta por Marques (2019). Para tanto, foi realizada uma avaliação de UX presencial com auxílio de um moderador, percorrendo os estágios fundamentais de preparação, aplicação, coleta, análise e consolidação dos resultados. Como resultado, se sobressai a complexidade excessiva que acarreta na carência de funcionalidades básicas que atenderiam melhor aos interesses da instituição bem como dos servidores. Ressaltando, a necessidade de tornar a experiência do usuário tão importante quanto os demais requisitos básicos para o desenvolvimento de softwares, em particular, os educacionais, tendo em vista as limitações dos usuários.
Descrição: OLIVEIRA, T. R. Aplicação da técnica UX-Tips para avaliação da experiência do usuário do sistema adotado pela Rede Municipal de Ensino do Município de Maturéia - PB. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28292
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tamara Ramalho de OliveiraTCC - Tamara Ramalho de Oliveira4.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito53.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.