Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28294
Título: As contribuições da pesquisa de Engagement na gestão estratégica de pessoas de uma empresa distribuidora de bebidas.
Autor(es): Pereira, Cinthya Alves de Lima
Palavras-chave: Gestão estratégica
Clima organizacional
Engagement
Satisfação
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: O mundo está passando por profundas mudanças em vários campos. E Organizações são parte dessa evolução, por isso é essencial prestar atenção ao ambiente organizacional. De acordo com este princípio e considerando a análise do clima organizacional, os gerentes devem entender a situação real da organização, gerenciando a empresa com o objetivo de realizar pesquisas aprofundadas sobre seus fatores dentro da organização e, com seus resultados, saber aplicá-los no dia a dia em busca da evolução da satisfação. A pesquisa de engagement é uma ferramenta utilizada para identificar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente interno da empresa, a partir dela, é possível encontrar o ponto de equilíbrio entre as expectativas dos profissionais e da organização para viabilizar uma gestão estratégica de pessoas. Este trabalho tem como objetivo compreender como a aplicação da pesquisa de engagement realizada por uma distribuidora de bebidas localizada no sertão da Paraíba contribui para a gestão estratégica de pessoas. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma Distribuidora de Bebidas Paraibana, se debruçando sobre a pesquisa de engagement realizada pela empresa junto aos seus colaboradores. Para coleta dos dados foi realizada uma entrevista com os gestores das áreas de logística, vendas, financeiro e gestão de pessoas, com o intuito de extrair informações para a análise do problema proposto. Os resultados do presente estudo demonstram que a pesquisa de engagement aplicada na empresa é capaz de promover um maior nível de satisfação dos colaboradores, por ser capaz de analisar os problemas existentes e elencados por eles, buscando soluções gradativas e fundamentais para melhorar o ambiente de trabalho. Assim, a pesquisa de engagement se mostra como uma importante ferramenta para desenvolver ações estratégicas para satisfação dos funcionários.
Descrição: PEREIRA, C. A. L. As contribuições da pesquisa de Engagement na gestão estratégica de pessoas de uma empresa distribuidora de bebidas. 2022. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28294
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cinthya Alves de Lima PereiraTCC - Cinthya Alves de Lima Pereira299.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito230.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.