Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/283
Título: Reflexões logoteóricas acerca do sentido do trabalho
Autor(es): Dantas, Paulo Romero Simões
Palavras-chave: Psicoterapia
Logoterapia
Saúde do trabalhador
Psicodinâmica
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: O presente artigo tem por finalidade discutir e revisar a bibliografia da Logoterapia relacionado ao tema Sentido do Trabalho e as Neuroses provenientes do Desemprego, compreendendo a importância da Logoteoria e Logoterapia de Viktor Emil Frankl para a psicoterapia e promoção da saúde e do bem estar do homem na sociedade, evidenciando a questão da psicodinâmica e da saúde do Trabalhador. O tema central da abordagem Logoterapêutica é a busca do sentido, seja um sentido da vida, um sentido ultimo da existência ou um sentido para cada situação vivenciada pelo ser humano, não se referindo aqui de inventar um sentido e sim descobri-lo. Para a Logoterapia o sentido nasce da busca pela Liberdade da pessoa em direção à responsabilidade e da tomada de decisão consciente diante da sua existência. Tais conceitos são básicos na logoteoria de Frankl em relação ao trabalho. Para ele a neurose dominical se apresenta naquele sujeito que por não encontrar um sentido em sua vida se dedica exclusivamente ao trabalho e quando se encontra fora dele, não consegue manter uma vida espiritualmente saudável, entregando-se às drogas, sejam elas lícitas (o álcool, tranquilizantes, etc) ou ilícitas. A neurose de desemprego se caracteriza pelo sujeito que adoece no momento em que perde o emprego.
Descrição: DANTAS, P. R. S. Reflexões logoteóricas acerca do sentido do trabalho. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/283
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Romero Simões Dantas.pdfPaulo Romero Simões Dantas499.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.