Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28305
Título: A luta das mulheres japonesas, coreanas e chinesas contra o silêncio da escravidão sexual vivido na Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Autor(es): Silva, Thaisa Daniel Agostinho da
Palavras-chave: Mulheres de conforto
Escravidão sexual
Segunda Guerra Mundial
Japão
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: Durante a segunda guerra mundial cerca de mais de 80 mil mulheres foram usadas como escravas sexuais pelo Exército Imperial japonês, sendo em sua grande maioria mulheres vindas da Coreia do Sul na época que eram colônias do Japão. Essas mulheres eram chamadas de “Mulheres de Conforto”, e muitas delas foram atraídas por promessas de emprego no Japão e acabam sendo sequestradas pelas tropas do Exército japonês. Foram levadas para as "Estações de Conforto” que eram também chamadas de bordéis. Muitas delas eram extremamente jovens e nesses espaços durante o dia teriam que servir muitos homens. As mulheres que sobreviveram a este período não puderam voltar para casa devido à vergonha e assim passaram a viver em silêncio. Foi negado a elas qualquer tipo de reparação ou pedido de desculpas sinceras, e mesmo anos depois do ocorrido elas esperaram tal reparação. O objetivo deste trabalho é reconhecer toda luta dessas mulheres, que lutaram para que o governo japonês reconhecesse a verdade e arcasse com o prejuízo que tiveram por causa do exército japonês, para chegar a tal objetivo vamos falar sobre a Segunda guerra e depois iremos falar sobre a mulher e em como estão inseridas na história e por fim iremos falar sobre as Mulheres de conforto e sobre como começaram a falar sobre as Estações de Conforto. Para isso iremos utilizar as leituras de Tatiana Azenha (2017), Sarah Soh (2008) e falas da sobrevivente Kim Hak Sun (1924-1997) vamos discutir sobre a história da “Mulheres de conforto”. Podemos concluir com a pesquisa que ainda temos muitos temas a pesquisar que ocorreram durante a segunda guerra e através de suas histórias podemos estudar e contar para que não seja esquecido ou deixado de lado.
Descrição: SILVA, T. D. A. da. A luta das mulheres japonesas, coreanas e chinesas contra o silêncio da escravidão sexual vivido na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28305
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaisa Daniel Agostinho da SilvaPDF - Thaisa Daniel Agostinho da Silva528 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito237.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.