Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28309
Título: Impactos da pandemia da Covid-19 nos escritórios de contabilidade de Campina Grande - PB: reflexos e dificuldades enfrentadas
Autor(es): Pereira, Ana Beatriz Aires
Palavras-chave: Pandemia Covid-19
Organização contábil
Home office
Escritório de contabilidade
Data do documento: 15-Mar-2022
Resumo: A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2, classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia em março de 2020. Logo, todo o mundo teve que adotar medidas de isolamento social para evitar a alta propagação do coronavírus, o que levou a aplicação do lockdown e de novas modalidades de trabalho, a exemplo do home office. Neste contexto, esta pesquisa objetivou verificar quais os reflexos da pandemia e as dificuldades enfrentadas pelos escritórios de contabilidade de Campina Grande - PB, através de estudo descritivo com aplicação de questionário de forma on line, por meio do Google Forms. Os resultados demonstraram que 83% dos respondentes trabalharam home office, e que o aumento das demandas laborais fez 68% dos investigados se sentirem sobrecarregados, o que está diretamente ligado ao contexto da crise, que gerou uma rotina de trabalho diferente, mudanças constantes na legislação e necessidade de consultoria especializada. Quanto ao trabalho home office, notou-se que para 74,55% é ponto positivo não precisar enfrentar o trânsito para se descolar de casa até o trabalho, e assim poder ficar mais tempo com os familiares (38,18%), embora estes interfiram na execução dos trabalhos, principalmente para 47,06% dos profissionais do gênero masculino. Apesar de haver redução no cansaço físico (45,45%), houve aumento do cansaço mental para 57,89% dos respondentes do gênero feminino e para 52,94% do gênero masculino e consequentemente aumento de alguma doença preexistente. Por fim, concluiu-se que a pandemia afetou, com base nas alternativas postas, mais positivamente os respondentes do gênero masculino e mais negativamente os do gênero feminino. Quanto às organizações contábeis, para 49% dos gestores respondentes menos de 10% dos clientes inadimpliram; para a maioria houve aumento do número de clientes (43,40%); aumento da receita dos escritórios (47,17%) enquanto que as despesas permaneceram inalteradas (39,62%); e mais contratação do que demissão de colaboradores no período. Deste modo, infere-se que a pandemia causou reflexos positivos para os escritórios de contabilidade de Campina Grande - PB.
Descrição: PEREIRA, Ana Beatriz Aires, Impactos da pandemia da Covid-19 nos escritórios de contabilidade de Campina Grande - PB: reflexos e dificuldades enfrentadas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências contábeis).Universidade Estadual da Paraíba. 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28309
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Beatriz Aires.pdfPDF - Ana Beatriz Aires Pereira591.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito - Ana Beatriz Aires.pdf247 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.