Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28310
Título: Análise político-jurídica das adoções por pessoas transgênero
Autor(es): Lima, Flavio Fernando Ramos de
Palavras-chave: Adoção
Transgênero
Processo
Violência
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho busca discutir os fatores jurídicos e políticos que representam empecilhos na adoção, feita por pessoas transgêneras, observando a realidade que se impõe no seio do direito e do sistema de justiça no Brasil. O objetivo principal é fomentar o debate acerca da temática, no âmbito acadêmico, e buscar entender as circunstâncias que resultem no afastamento do grupo, ora estudado, no processo de adoção. A metodologia aplicada é baseada no modelo hipotético-dedutivo, utilizando-se da revisão bibliográfica, análise legislativa e jurisprudencial, como principais mecanismos para compreensão da matéria em debate; promovido por meio do estudo de conteúdos disponíveis em diversas plataformas, inclusive as digitais. A pesquisa realizada se concentra na grande área das Ciências Sociais aplicadas ao estudo do Direito, debruçando-se especificamente sobre os fenômenos no campo do Direito Civil. Por fim, dentre outras conclusões, foi possível verificar que a violência institucionalizada afasta a segurança em constituir família, evidenciando a deficiência legislativa e de políticas públicas voltadas ao tema.
Descrição: LIMA, F. F. R. de. Análise político-jurídica das adoções por pessoas transgênero. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28310
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flavio Fernando Ramos de LimaPDF - Flavio Fernando Ramos de Lima324.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.