Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28326
Título: O desejo em A dama do Velho Chico
Autor(es): Silva, Williana Costa e
Palavras-chave: Amor
Desejo
Literatura contemporânea
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: A literatura contemporânea brasileira, entre outras características, constrói denúncias e testemunhos sobre a configuração dos valores morais e as tradições simbólicas da sociedade moderna. Esses aspectos são condensados no romance de Carlos Barbosa (2002), A dama do Velho Chico, nas ópticas da personagem e do leitor. Põe-se nesta obra, em debate a problemática do desejo, revelando à discussão acerca do complexo desejante representado pela protagonista com o rio e no contato com os personagens masculinos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender as manifestações desejantes, bem como a formação dessa dinâmica entrelaçada com o “Eros e o proibido”, investigando marcas como o fetichismo e os nexos de poder nas relações de objetificação sexual. Do ponto de vista metodológico, o trabalho apresenta-se como pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, o corpus é o próprio livro que utilizamos para análise. Como aportes teóricos, nos baseamos em autores tais como Candido (2000), Costa (2014) Nakamura (2019), Novais (1990) e Freud (2006). Pressupõe-se assim, entender no texto poético de Barbosa (2002) a dinâmica nas relações afetivas e, sobretudo, sensuais dentro de questões socioculturais e da psicanálise configuradas no presente.
Descrição: SILVA, Williana Costa e. O desejo em A dama do Velho Chico. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28326
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Williana Costa e SilvaPDF - Williana Costa e Silva556.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito647.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.