Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisca Danielle Bezerra da-
dc.date.accessioned2022-12-15T10:54:48Z-
dc.date.available2022-12-15T10:54:48Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.otherCDD 370.15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28327-
dc.descriptionSilva, Danielle Bezerra da. Educação inclusiva e PCDs no contexto escolar: vivências, vozes e relatos. 2022. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo principal analisar os discursos-vozes de alunos com deficiência do Ensino Fundamental II, á vista de suas experiências e convivências em uma escola pública municipal de Catolé do Rocha - PB. Além de, fazer uma revisão crítica sobre os documentos legislativos que tratam da educação inclusiva e, consequentemente, também da inclusão social. Desse modo, buscamos entender melhor como a educação tem contribuido para o desenvolvimento pessoal das pessoas com deficiência (PCDs), atentando-se ao papel fundamental que a escola possui na formação consciente dos sujeitos. Na fundamentação teórica da pesquisa foram utilizados as reflexões de Bakhtin (1997; 2006), Fiorin (2020), Brait (2021) e Mantoan (2003), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo e bibliografica, com a utilização de questionários/roteiros para as entrevistas, juntamente a observação direta dos participantes. As análises mostram que apesar das políticas e leis de inclusão dos PCDs na educação, ainda é preciso discursões e debates no espaço escolar sobre a importância da inclusão. Elas mostram ainda que os PCDs colaboradores da pesquisa percebem a escola como um espaço de socialização e de um lugar que possibilitará a realização de sonhos e desejos profissionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Rafael de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPCDspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCapacitismopt_BR
dc.titleEducação inclusiva e PCDs no contexto escolar: vivências, vozes e relatospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Francisca Danielle Bezerra da SilvaPDF- Francisca Danielle Bezerra da Silva745.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito184.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.