Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28328
Título: A representação da violência contra a mulher nos contos "A língua do P", de Clarice Lispector, e "Venha ver o pôr do sol", de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Lima, Maria Fabíola da Silva
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Relações de poder
Sociedade patriarcal
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: A violência de gênero está bastante atrelada à cultura patriarcal intrínseca em nossa sociedade, construída a partir de um modelo colonizador que aqui se instalou. Essa ideia de subjugação feminina reforçada pelo machismo provoca consequências não apenas nos papéis sociais do masculino e feminino ou nos comportamentos sexuais, mas também em uma relação de poder. O presente trabalho tem como objetivo analisar as tipificações da violência contra a mulher nos contos “A língua do P” de Clarice Lispector e “Venha ver o pôr do sol” de Lygia Fagundes Telles. Tenciona refletir sobre o percurso histórico e social da violência contra mulher, assim como discutir a incidência da violência letal e não letal contra mulheres na sociedade atual. Do ponto de vista metodológico, recorremos aos pressupostos teóricos de Beauvoir (2016), Bourdieu (2021), Butler (2020), Candido (2011), Chauí (2017), Ginzburg (2013), Saffioti (1987), entre outros. O interesse pelo tema se justifica pela necessidade de discutir a violência contra os corpos femininos, a partir da leitura dos referidos contos, considerando os altos índices de agressões e crimes brutais direcionados a mulheres em nossa sociedade. O resultado da pesquisa aponta que os diferentes tipos de violência contra as personagens femininas nas duas narrativas coadunam com uma visão androcêntrica que instaura relações assimétricas de poder e controle dos homens sobre as mulheres. Sendo assim, espera-se que esta pesquisa possa ampliar o debate sobre esse tema na literatura brasileira e provocar uma reflexão na sociedade.
Descrição: LIMA, Maria Fabiola da Silva. A representação da violência contra a mulher nos contos "A língua do P", de Clarice Lispector, e "Venha ver o pôr do sol", de Lygia Fagundes Telles. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28328
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Fabíola da Silva LimaPDF - Maria Fabíola da Silva Lima940.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito97.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.