Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28329
Título: A religiosidade de matriz africana em “Um Defeito De Cor” de Ana Maria Gonçalves
Autor(es): Sousa, Jaqueline Marques de
Palavras-chave: Práticas religiosas
Povos africanos
Tradições
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: É sabido que as práticas culturais e religiosas dos povos africanos, escravizados, levados a força para outro continente nunca foram bem vistas aos olhos dos colonizadores, e ao contrário do que se pensam, séculos após a abolição da escravatura, e mesmo tendo ganhado um certo espaço, no Brasil, esse tipo de religião ainda continua sendo menosprezada, e tida como errada. Nessa perspectiva, esta pesquisa calcou-se na seguinte incógnita: como as tradições afro religiosas se perpetuaram em meio a tantas represálias até os dias atuais. Através da análise do romance “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves (2020), objetiva-se, fazer uma reflexão acerca das contribuições advindas de tais práticas religiosas para a formação cultural e identitária do povo brasileiro, bem como, desmistificar as visões racistas e preconceituosas, as quais atribuem à essa matriz religiosa o conceito de demonização. Para realização da pesquisa, buscou-se fundamentar-se em autores validados pela fortuna crítica como Prandi(2001), Eliude(1972), Verger(1983), Duarte(2009) e Munanga(2015).
Descrição: SOUSA, Jaqueline Marques de. A religiosidade de matriz africana em "Um Defeito de Cor" de Ana Maria Gonçalves. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28329
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jaqueline Marques de SousaPDF- Jaqueline Marques de Sousa760.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito323.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.