Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28341
Título: Os impactos causados na alfabetização pelo ensino remoto emergencial (ERE)
Autor(es): Silva, Ruth Fabrício
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino remoto emergencial
Pós-pandemia
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Com a chegada da pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social para evitar o contágio acelerado pela doença, adotou-se o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este artigo pontua aspectos do momento pós-pandemia que vivenciamos, no contexto escolar, principalmente no que diz respeito à alfabetização. O objetivo principal do presente estudo foi analisar os impactos causados pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) na alfabetização de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o período pós-pandemia e desafios encontrados pelas professoras alfabetizadoras para oferecer as condições necessárias para a apropriação da leitura e da escrita no período pós-pandêmico. A metodologia utilizada baseou-se na realização de pesquisa em educação, qualitativa e exploratória, a partir de entrevista estruturada feita com duas professoras de municípios diferentes do estado da Paraíba. Para fundamentar nossas reflexões, utilizamos autores como Soares (2009), Rego (2006), Mortatti (2006), Mainardes (2021), Paulo Freire (2020), Menezes (2019), Pereira (2022) entre outros, os quais apontam dificuldades relacionadas ao ensino pós-pandêmico, formação continuada, uso de tecnologias educacionais, metodologia lúdica; interação entre escola e família e projetos de alfabetização. O presente estudo potencializa reflexões sobre o tema e modos de saber e fazer dessa fase tão específica da escolarização.
Descrição: SILVA, R. F. da. Os impactos causados na alfabetização pelo ensino remoto emergencial (ERE). 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28341
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruth Fabrício da SilvaPDF - Ruth Fabrício da Silva868.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito57.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.