Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28350
Título: O criador e a criação: aspectos especistas em Frankenstein de Mary Mhelley
Autor(es): Silva, Jeferson Pedro da
Palavras-chave: Ecocrítica
Especismo
Frankenstein
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: As obras literárias permitem que diversos estudos sejam desenvolvidos acerca das mais diversas temáticas e correntes teóricas e/ou metodológicas escolhidas. Tamanha proficuidade é comprovada quando recorremos aos clássicos da literatura, que já foram estudados e analisados sob diversas óticas ao longo do tempo. Em Frankenstein (2017), de Mary Shelley, observamos um exemplo da opulência de análises acerca da narrativa romanesca sob os mais diversos prismas. A partir disso, escolhemos, na seara dos estudos ecocríticos, a categoria analítica especismo para buscamos compreender como ocorrem os atos de preconceito e discriminação contra o monstro de Frankenstein sob a ótica do especismo. Assim, por meio de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, utilizamos as considerações de Derrida, Huggan e Tiffin (2016), Singer (2010) e Wolfe (1998) para fundamentar as discussões aqui desenvolvidas. Dessa maneira, verificamos que o homem, como forma de subjugar os demais seres vivos que considera inferior a si mesmo, classifica o não-humano como animal ou animalesco.
Descrição: SILVA, Jeferson Pedro da. O criador e a criação: aspectos especistas em "Frankenstein" de Mary Shelley. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28350
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeferson Pedro da SilvaPDF - Jeferson Pedro da Silva338.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito822.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.