Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28359
Título: Cooperativa arteza: importância social e econômica do artesanato de couro caprino para o município de Cabaceiras- Pb
Autor(es): Durand, Emannuella Hayanna Alves de Lira
Palavras-chave: Administração pública
Atividade coureira
Identidade cultural
Artesãos
Data do documento: 24-Nov-2022
Resumo: O artesanato do couro de caprinos tem grande importância cultural, econômica e social na região nordeste do país. No município de Cabaceiras- PB esta atividade se fortaleceu com o advento das Cooperativas, a exemplo da ARTEZA, e hoje se configura como um dos principais pilares para a economia. Assim, entendendo a importância de empreendimentos mantenedores da cultura local e geradores de emprego e renda, na dinâmica de crescimento e desenvolvimento de uma localidade, este trabalho teve como objetivo analisar, a partir do crescimento da cooperativa ARTEZA, a importância social e econômica do artesanato do couro caprino para o município de Cabaceiras- PB. Para atender ao objetivo primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos, teses e dissertações; e uma pesquisa com dados secundários em bancos de dados de domínio público no site do IBGE sobre a caprinocultura e o artesanato do couro no Brasil, em especial no município de Cabaceiras- PB. Posteriormente, foi realizado o estudo de campo por meio de uma entrevista/ questionário com o presidente da Cooperativa ARTEZA, localizada no distrito da Ribeira, município de Cabaceiras-PB. A partir dos dados coletados constatou-se que a ARTEZA cresceu ao longo dos anos houve aumento no quantitativo de sócios, aumento do número de peles produzidas, aumento no número de curtumes e oficinas, aumento de rendimento e aumento do número de empregos diretos e indiretos. Assim, conclui-se que a ARTEZA foi fundamental na promoção do desenvolvimento local por meio da geração de emprego e renda, sendo portatnto o artesanato em couro essencial para o desenvolvimento social e economico do município. Esta cooperativa é socioeconomicamente indispensável, pois valoriza a cultura local, o turismo, o coletivo e a singularidade do seu povo proporcionando um grande crescimento a partir do aprimoramento do conhecimento popular passado de geração em geração ao longo do tempo.
Descrição: DURAND, Emannuella Hayanna Alves de Lira. Cooperativa arteza: importância social e econômica do artesanato de couro caprino para o município de Cabaceiras- PB. 2022. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28359
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emannuella Hayanna Alves de Lira Durand.pdfPDF - Emannuella Hayanna Alves de Lira Durand1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.docxTermo de depósito202.86 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.