Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28360
Título: Inclusão social pelo trabalho de pessoas com deficiência no âmbito de um banco público do Brasil
Autor(es): Sousa, Damiana Fabiana Rufino de
Palavras-chave: Política Pública
Empresa Pública
Inclusão social
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: As pessoas com deficiência foram excluídas da sociedade desde há muito tempo, porque apresentavam características diferentes do nível social dito como “normal”. Ao discutir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, nesse trabalho, percebemos as barreiras que existem para sua inclusão neste setor. A pesquisa se trata de um relatório de experiência profissional como empregada pública e PCD. Tem como objetivo contribuir, analisar desafios, identificar aspectos facilitadores e dificultadores para a discussão sob a contratação das Pessoas com Deficiência pela Empresa Pública Caixa Econômica Federal e a sua importância para o processo de inclusão social. Este estudo é relevante pois mostra que essas pessoas possuem capacidades e competências em todos os setores sociais, econômico e político no País, de forma a estarem inseridas na população economicamente ativa da sociedade e que Políticas de inserção social são importantes. Quanto a metodologia, tratou-se de trabalho bibliográfico, quanto aos objetivos, tratou-se de pesquisa exploratória e descritiva e quanto aos resultados, verificou-se que em 2019 a Caixa Econômica Federal convocou todas as pessoas com deficiência que estavam no cadastro de reserva, totalizando 992 novos admitidos. Por fim, que políticas de inclusão social são necessárias para a promoção ao direito fundamental à igualdade.
Descrição: SOUSA, Damiana Fabiana Rufino de. Inclusão social pelo trabalho de pessoas com deficiência no âmbito de um banco público do Brasil. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação EAD em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28360
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damiana Fabiana Rufino de Sousa.pdfPDF - Damiana Fabiana Rufino de Sousa589.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito213.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.