Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28367
Título: As mulheres e as "regras": útero, juventude e beleza nas revistas da Semana e Fon-Fon (1930-1950)
Autor(es): Gonçalo, Olaisylenne dos Santos
Palavras-chave: Útero
Juventude
Beleza
Saúde
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar as narrativas discursivas presentes na Revista da Semana e na Revista Fon-Fon, entre as décadas de 1930 a 1950, que criavam e propagavam valores, normas e significados acerca dos corpos e do comportamento das mulheres. A análise tem como foco as questões fisiológicas e orgânicas femininas abordadas principalmente em anúncios presentes nestes periódicos, nos quais eram associadas à necessidade de manter um ideal de juventude e beleza, interligado ao bom funcionamento da saúde das mulheres, para a qual nomeava-se um órgão governador e determinante, o útero. Procuro, assim, identificar e compreender como os enunciados que associam útero, beleza e juventude, aparecem alinhados aos objetivos de exercer os papéis sociais binários e da hierarquização de gênero. Através de uma abordagem cultural, relacionando os campos da história do corpo, dos estudos de gênero e sexualidade, acredito que esta pesquisa possa contribuir para a problematização acerca dos dispositivos de controle sobre os corpos femininos atuantes no período histórico recortado e que ressoam ainda no presente.
Descrição: GONÇALO, O. dos S. As mulheres e as "regras": útero, juventude e beleza nas revistas da Semana e Fon-Fon (1930-1950). 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28367
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olaisylenne dos Santos GonçaloPDF - Olaisylenne dos Santos Gonçalo1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito82.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.