Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28377
Título: Saúde periodontal e gestação: uma análise clínica e de fatores socioeconômicos
Autor(es): Vaz, Alisson da Cruz
Palavras-chave: Periodontia
Gestação
Saúde Bucal
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Introdução: Na gestação, a ocorrência das doenças periodontais pode representar risco de complicações para o binômio mãe-filho e sua frequência e severidade, dentre outros fatores, pode ser influenciada por determinantes sociais, como os fatores socioeconômicos de escolaridade, renda, grau de instrução em saúde, dieta e hábitos de higiene, os quais, infelizmente, são precários em populações mais atingidas pelas desigualdades sociais, refletindo-se usualmente em inadequadas condições de saúde periodontal e, consequentemente, riscos para o binômio mãe-feto. Métodos: estudo transversal, observacional e descritivo realizado com uma população de 159 gestantes com idades de 16 a 42 anos. Mediante aplicação de questionários foram obtidos dados socioeconômicos e avaliação das condições de saúde oral mediante inspeção visual e palpação digital, além de obtenção dos índices IPV e ISG. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e inferencial através dos testes Qui-quadrado de Pearson ou teste Exato de Fisher a nível de significância de p >0,05. Resultados: a maioria das gestantes era da segunda década de vida (45,9%), com baixo nível de escolaridade (58,0%), baixa renda pessoal e familiar (94,3% / 70,1%), já possuíam filhos (65,0%) e moravam com companheiro e filhos (51,6%). Predominaram o IPV baixo (71,7%), ISG baixo (65,4%), inflamação gengival leve e grave (24,2% / 21,7%). Observou-se associação significativa entre a ocorrência de inflamação gengival e baixa frequência de uso de fio dental (p>0,05), e uma ligeira relação com baixa renda pessoal (p=0,279) e baixo nível de escolaridade (p=0,189). Conclusão: O uso inadequado de fio dental parece ter influenciado negativamente a condição periodontal da amostra avaliada, e o estudo também apontando para papel das desigualdades sociais sobre o conhecimento e/ou acesso adequado ao sistema de saúde bucal. Os resultados destacam a importância de estudos populacionais que visem identificar aspectos sociológicos associados à prevenção e/ou manejo adequado da saúde periodontal em gestantes, as quais possam subsidiar o planejamento e execução de políticas públicas efetivas em saúde bucal nessa população.
Descrição: VAZ, Alisson da Cruz. Saúde Periodontal e gestação: uma análise clínica e de fatores socioeconômicos.2022.33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28377
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito.pdf84.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC-Alisson Da Cruz Vaz.pdfTCC-Alisson Da Cruz Vaz710.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.