Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28383
Título: Compras públicas: a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento local do município de Boa Ventura/PB
Autor(es): Araújo, José Isaac Pinto de
Palavras-chave: Compras Públicas
Desenvolvimento Econômico Local
Micro e Pequenas Empresas
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar o fomento concedido às micro e pequenas empresas nas compras governamentais e sua importância para o desenvolvimento local. Considerando-se que os gestores públicos necessitam adquirir bens e serviços para o atendimento das necessidades administrativas, e de valores significativos, encontra-se uma oportunidade de negócios para o meio empresarial. Com os benefícios concedidos no disposto da Lei Complementar nº 123/2006, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, ficou mais benevolente a participação dos pequenos negócios nos certames de compras públicas. Quanto ao procedimento metodológico desenvolveu-se por meio da análise das compras públicas no município de Boa Ventura nos anos de 2020 e 2021. A pesquisa utilizou dados coletados no portal da Prefeitura Municipal de Boa Ventura, bem como no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE-PB. Constatou-se que no município analisado ainda é baixa a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas. Foram apresentados o atual panorama das compras públicas, o volume financeiro e o percentual de participação das micro e pequenas empresas como estratégia para a promoção do desenvolvimento local.
Descrição: ARAÚJO, José Isaac Pinto de. Compras públicas: a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento local do município de Boa Ventura/PB. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28383
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Isaac Pinto de Araújo.pdfPDF - José Isaac Pinto de Araújo432.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito159.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.