Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28384
Título: O processo de extração do caulim: uma reflexão sobre os impactos socioambientais no município de Equador - RN
Autor(es): Dantas, Geronimo Magnos
Palavras-chave: Geografia
Beneficiamento Caulim
Mineração do Caulim em Equador
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: O Caulim consiste em uma rocha composta por caulinita, possuindo granulometria fina formada por material argiloso e comumente de cor branca ou quase branca, com baixo teor de ferro. Esse é um importante mineral dentro da diversidade de recursos minerais presentes no território Brasil, possuindo elevada utilização industrial. A extração desse mineral segue procedimentos específicos e seu beneficiamento tanto a seco como a úmido causa impactos de elevada magnitude no meio ambiente. No município de Equador – RN a exploração de caulim segue padrões rudimentares, com consequências diretas tanto nos aspectos naturais, quanto sociais. O presente trabalho objetiva analisar através de revisão de literatura quais os principais impactos ambientais e sociais no município de Equador-RN causados pela extração mineral do Caulim, além de discutir sobre a extração do caulim no município nos últimos dez anos; identificar quais as estratégias apontadas para minimizar os impactos; e analisar quais dessas medidas já foram efetivadas. Metodologicamente trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, sendo um estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Conclui-se que os impactos socioambientais são alarmantes, sentidos no meio ambiente através da vegetação, solo, fauna, flora, ar e hídrica do município, já socialmente é verificado na exploração das relações de trabalho e forças produtivas, nos riscos de vida aos trabalhadores e no comprometimento da saúde da população em geral. Além disso, apontaram-se várias medidas mitigadoras em relação à extração do caulim no município de Equador – RN, mas apesar do recorte temporal de 10 anos não se falou na efetivação de nenhuma delas, o que revela a pertinência, necessidade de estudo e atualidade da temática em questão.
Descrição: DANTAS, Geronimo Magnos. O processo de extração do caulim: uma reflexão sobre os impactos socioambientais no município de Equador - RN. 2022. 29f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28384
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerônimo Magnos Dantas.pdfPDF - Gerônimo Magnos Dantas.pdf3.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito99.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.