Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28385
Título: O ensino de geografia e o processo de inclusão dos alunos da ECI Francelino de Alencar Neves.
Autor(es): Silva, Luzia Inocêncio Alves da
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Inclusão social
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: A presente pesquisa trata-se das contribuições do ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva, e a formação docente no processo ensino aprendizagem, visto que a educação vem passando por grandes mudanças e as mesmas vêm oportunizando uma educação inclusiva, ou seja, a inserção dos alunos com necessidades educacionais especiais no meio educacional. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino de geografia no processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. E como objetivos específicos: Compreender como o ensino de geografia no contexto educacional com ênfase na Geografia crítica; analisar a formação docente na perspectiva da educação inclusiva; discutir as práticas pedagógicas inclusivas a partir dos conteúdos de Geografia e suas contribuições na aprendizagem dos alunos; descrever as práticas de educação inclusiva dos professores a partir do observado no período da realização do estágio supervisionado. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, pois permite uma compreensão relevante da realidade analisada. O trabalho se configura como pesquisa bibliográfica, pois foi construída a partir de artigos, teses, dissertações dos seguintes autores: Rauen (2002), Andrade (2010), Marconi e Lackatos (2007), Severino (2007), Richardson (2007), entre outros. A pesquisa também é caracterizada como uma pesquisa de campo, pois é um tipo de pesquisa que foca em informações e conhecimentos obtidos através da experiência vivenciada em uma determinada instituição. Como instrumentos na realização da pesquisa de campo foram utilizados questionário e a observação, os mesmos subsidiaram a coleta de dados. Como resultado foi constatado que os professores de Geografia da escola pesquisada não promovem a inclusão ensino de Geografa plenamente em suas aulas, pode-se atribuir a falta de formação especifica, falta de material de suporte, falta de tempo para acompanhar o aluno individualmente. Esse atendimento fica a cargo dos professores readaptados para realizar o atendimento de intervenção individual em horário especifíco ou aos profissionais das salas de AEE. Concluir-se que a pesquisa promoveu uma visão mais ampla da realidade escolar da ECI Francelino de Alencar Neves, a respeito das práticas pedagógicas inclusivas.
Descrição: SILVA, Luzia Inocêncio Alves da. O ensino de geografia e o processo de inclusão dos alunos da ECI Francelino de Alencar Neves. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28385
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luzia Inocêncio Alves da Silva.pdfPDF - Luzia Inocêncio Alves da Silva494.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito561.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.